Entre em contato com um de nossos especialistas!

Reflorestamento: qual a sua importância?

Data de Publicação: 11/06/2021

Escrito por: Aline Barros

A presença de espaços verdes é importante para a preservação da natureza e, também, para evitar consequências ligadas à falta de cobertura vegetal. Para reverter uma situação em que haja a ausência desses componentes, é possível recorrer ao reflorestamento.

Esse é um procedimento com grande importância e que pode entregar diversas vantagens. Antes de realizá-lo, entretanto, é crucial conhecer quais são as suas particularidades.

Aproveite para ver o que é reflorestamento e entenda o que ele tem a oferecer de positivo quando é realizado corretamente!

O que é reflorestamento?

reflorestamento nada mais é que o processo de regeneração de uma cobertura vegetal em determinada área.

Ela pode ocorrer naturalmente, como é o caso de espécies que voltam a crescer após um incêndio ou um período de seca, por exemplo. O mais comum, entretanto, é que ele se dê de forma planejada, executada de modo profissional e segundo as necessidades específicas do local.

Qual é a importância do reflorestamento?

Esse processo é muito relevante porque entrega diversos benefícios, inclusive e especialmente quando é feito de forma planejada. Com as técnicas certas, é possível alcançar diversos resultados interessantes.

A seguir, veja quais são os principais aspectos positivos ligados a essa etapa.

Recupera áreas degradadas

Pode acontecer de uma área sofrer desmatamento ou passar por sucessivas situações até que o bioma não consiga se recuperar. Nesse caso, o terreno pode ficar pobre em nutrientes e até sem capacidade produtiva nenhuma. Há, ainda, alterações físicas e químicas.

importância do reflorestamento nesse ponto é que ela devolve a cobertura verde, de maneira natural e integrada ao local específico. Então, é possível retomar a função e as características desejáveis de uma área previamente degradada.

Aumenta a segurança e estabiliza taludes

A falta de cobertura vegetal pode causar diversos impactos indesejados. Sem essa camada de proteção, o solo passa a absorver mais água e pode sofrer movimentações e perda de estrutura. Além disso, é frequente que ocorram etapas erosivas.

Já com o retorno dos elementos vegetais ideais para a área, há um aproveitamento adequado do terreno e maior nível de segurança. Com isso, é possível, até mesmo, aumentar a estabilização de taludes e evitar desmoronamentos, por exemplo.

Favorece o aspecto paisagístico

Além de tudo, o reflorestamento tem uma importância atrelada às questões estéticas e paisagísticas. Afinal, a escolha da cobertura vegetal adequada garante desenvolvimento adequado e um visual mais interessante.

Portanto, é um processo que pode integrar a criação de parques, jardins ou espaços ligados a uma empresa, por exemplo.

Como esse processo deve ser executado?

importância do reflorestamento só será plenamente aproveitada se ele for executado corretamente. 

Então, tudo começa com a contratação de uma empresa especializada, como a AMP Engenharia. Com o apoio de profissionais capacitados e das ferramentas certas, o projeto tem as chances de ocorrer da melhor maneira.

Tudo começa com um planejamento que é feito com base nas informações do local. São avaliadas questões como o clima, o tipo de solo, as espécies originais e o tipo de dano existente.

A partir disso, há uma definição das espécies que são adequadas para o reflorestamento na área. É preciso considerar a interação com todos os componentes e também os animais do local. Desse modo, não há o risco de criar alguma mudança negativa e que leve ao desequilíbrio.

Depois, há o plantio das espécies selecionadas e isso envolve cuidados com o solo e o uso de técnicas adequadas. A AMP Engenharia utiliza os melhores recursos para entregar bons resultados. Com o devido acompanhamento, o processo é finalizado após algum tempo.

reflorestamento permite a recuperação de matas e ecossistemas, o que favorece as características gerais do local. Com a sua realização planejada, o ideal é contar com um time especialista para que os resultados sejam positivos.

Como a AMP Engenharia é especialista no assunto, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para ter mais dicas!


Sobre o autor

Profissional sênior no setor Administrativo, com mais de 10 anos de experiência profissional no ramo de Engenharia Civil e Paisagismo, possui desenvoltura na controladoria dos contratos, gerenciamento de carteiras de clientes, liderança de equipes administrativas, prospecção de novos negócios e parcerias e apoio ao setor de criação e marketing. Além do planejamento anual de budget e CRM.

Profissional habilitada na área ambiental, como gestora. Desempenha papel importante no apoio ao setor de Meio Ambiente, habituada com desenvolvimento e implantação de procedimentos de Compensação e manejos Ambientais.

Redes Sociais:

Confira mais imagem:

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende