Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
O bloquete ou piso intertravado é uma opção ecológica, sustentável e muito eficiente. Trata-se de uma alternativa que permite a absorção de água, que reflete melhor a luz e que evita a concentração de calor. Além de tudo, é durável e permite o uso logo após a instalação.
Idealmente, o assentamento de bloquete deve ser realizado por uma empresa especializada no assunto. Com as técnicas, os equipamentos e os profissionais adequados, a contratada consegue entregar um serviço melhor.
Mesmo assim, vale entender como tudo é feito, certo? Por isso, veja tudo sobre o assentamento de bloquete e conheça o seu passo a passo!
O nivelamento com colchão de areia é a primeira etapa a cumprir
O início desse processo acontece com a preparação do solo, que deve estar alinhado e preparado corretamente. Essa área servirá de base para a criação de um colchão de areia, com, no máximo, 8 centímetros de altura.
A areia deve ser de assentamento de pavimento e servirá como apoio para que a estrutura fique firme o bastante. Também é uma maneira de uniformizar a área para o assentamento seguinte. O alinhamento ajuda a garantir bons resultados
Para evitar a falta de nivelamento, é preciso fazer um alinhamento perpendicular as linhas de referência. Ele pode ser feito com um ponto de suporte que serve de travamento.
A ideia é fazer com que o posicionamento seja executado da melhor forma para garantir um bom acabamento. Assim, é possível obter uma performance satisfatória com o uso dessa solução.
O assentamento de bloquete acontece na sequência
Em seguida, tem início o assentamento de bloquete. O posicionamento das peças ocorre do ponto de referência em direção ao centro da área. As peças são colocadas próximas, mas não totalmente juntas. O espaço entre elas é benéfico para a drenagem de águas superficiais.
Caso seja necessário fazer um recorte, há a utilização de um equipamento específico, como a serra. Assim, é possível garantir os melhores resultados, inclusive em relação à paginação.
A compactação de areia por cima une cada bloquete
Após o assentamento de bloquete, é preciso fazer uma etapa de finalização com a aplicação de uma camada de areia por cima. Então, utiliza-se uma placa vibratória, a qual faz com que a areia preencha os espaços e fixe cada bloquete.
Finalizados esses passos, é feita a limpeza superficial para que tudo possa ser finalizado na fase seguinte. Ao final, o uso é imediato, mas há a recomendação para evitar tráfego pesado e lavagens nos períodos iniciais.
A criação de detalhes ajuda a garantir uma boa finalização
Por fim, há o acabamento quanto à utilização do bloquete. É nesse momento em que é feito o meio fio e na qual os cortes são realizados para obter o máximo encaixe. Em áreas pequenas, costuma ser interessante usar cimento.
Essa etapa é importante tanto para o visual e para a funcionalidade quanto para a segurança. Ela garante o intertravamento, ou seja, que as peças não sairão do lugar.
O assentamento de bloquete é uma opção prática e cheia de vantagens. Para aproveitar todos os benefícios, o ideal é contratar uma empresa especializada, que executará tudo com máxima qualidade.
Se quiser ficar por dentro de outras soluções para os seus projetos, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende