Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
A drenagem é uma das etapas essenciais para a construção civil. Trata-se de um processo que garante a estabilização das características do solo. Na hora de construir um talude ou uma estrutura específica, esses são aspectos fundamentais. Além da sua realização, a manutenção de drenagem em construção civil é relevante.
O objetivo é facilitar o escoamento de água e diminuir a absorção por parte do solo. Por isso, ela deve ser feita corretamente e com todos os cuidados adequados. Assim, a obra é favorecida em todos os aspectos.
Para não ter dúvidas, confira 4 cuidados para realizar a manutenção de drenagem em construção civil.
1. Elabore um planejamento de gestão sobre o processo
O cuidado com a drenagem precisa ser colocado em prático de uma forma planejada e organizada. Por isso, o ponto de partida é a elaboração de um projeto sobre como a etapa tem que ser gerenciada.
Confira quais foram as condições iniciais de drenagem, qual é a avaliação do solo e quais são os indícios levantados sobre a área. Desse modo, é possível planejar custos, dificuldades e soluções que devem ser executadas.
O planejamento também serve como um mapa para executar o procedimento e fazer com que todas as necessidades sejam atendidas.
2. Cuide do reforço de canalização para o projeto
Entre os cuidados para a manutenção de drenagem em construção civil está o reforço sobre a canalização. Nessa questão, vale a pena dar atenção aos elementos que garantem o fluxo de água para longe do solo ou da estrutura, como talude.
Galerias e canais são apenas algumas das possibilidades. Com o tempo, entretanto, os itens podem ficar inacessíveis, insuficientes ou ter algum problema específico. Por isso, é indispensável ficar de olho nessa questão. O reforço dessa parte do projeto evitará o acúmulo hídrico e manterá o posicionamento da infraestrutura.
3. Crie uma cobertura para fazer a manutenção de drenagem em construção civil
Uma superfície exposta corre mais riscos de sofrer com a ação de águas — principalmente, as oriundas das chuvas. Um talude descoberto, por exemplo, vai encarar um impacto maior com as chuvas e sofrer com a erosão. Como consequência, a drenagem é prejudicada.
Uma das maneiras de corrigir o problema é ao realizar a cobertura do solo. O assentamento da grama adequada para as condições climáticas ajuda a criar uma camada protetora e prolonga os resultados da drenagem. Desse modo, há como oferecer a proteção necessária para o ambiente.
4. Contrate uma empresa especializada no processo
Principalmente, a manutenção de drenagem em construção civil precisa ser realizada por uma empresa capacitada. Com os profissionais certos, é possível garantir que todas as atividades sejam colocadas em prática da forma adequada.
Confira qual é a experiência do time sobre o tema e busque um negócio que seja realmente preparado. Dessa maneira, você tem a certeza de que todas as recomendações serão colocadas em prática de forma segura.
Inclusive, a manutenção poderá ser acompanhada por outras etapas, como estabilização de talude e outras alternativas complementares.
A manutenção de drenagem em construção civil deve ser feita segundo alguns aspectos, como o cuidado com planejamento e a seleção das opções adequadas. Com uma empresa de qualidade, qualquer problema é solucionado corretamente.
Para auxiliar seus contatos, aproveite e compartilhe o post nas suas redes sociais!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende