Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram novos métodos para realizar processos considerados muito tradicionais. Plantar uma cultura, por exemplo, ganhou contornos inovadores com a hidrossemeadura.
A técnica envolve algumas práticas específicas para quem busca criar uma cobertura vegetal e ajuda na execução dessa tarefa em certos locais. Conhecê-la, portanto, é fundamental para poder aplicá-la corretamente.
Veja o que é a hidrossemeadura e explore quais são as suas principais aplicações.
Afinal, o que é essa técnica?
Por causa dos passos envolvidos, o procedimento começou a ser utilizado com frequência de modo recente. A hidrossemeadura, como o nome sugere, inclui o uso de água e outros líquidos para realizar o plantio.
O processo acontece com a ajuda de máquinas hidráulicas especiais, que fazem o espalhamento do composto. Basicamente, ocorre a pulverização de uma mistura entre sementes, fertilizante, água e um material adesivo. A aspersão só é executada com a homogeneização da solução, que é espalhada em uma área determinada.
O principal objetivo da técnica é ajudar a desenvolver a grama, além de recuperar a vegetação que é típica do local. Por causa dos aditivos, o crescimento saudável é favorecido.
Como a hidrossemeadura é utilizada?
No entanto, convém entender que o processo não é indicado para o plantio “normal”, como no caso da agricultura, que busca a maior colheita possível. Na verdade, é uma alternativa recomendada para recuperar áreas degradadas, como pontos que sofrem ou sofreram com algum nível de erosão.
As encostas são destacáveis para a aplicação da técnica porque a própria inclinação favorece a fixação das sementes. O material adesivo ajuda a formar um “filme”, o qual garante que tais elementos fiquem no local de interesse e possam se desenvolver.
Por causa das suas características, o procedimento é usado tanto em projetos de recuperação quanto em entornos específicos, como de rodovias e aeroportos. Do ponto de vista comercial, o processo também é utilizado em áreas verdes de parques, campos de golfe e outros ambientes do tipo. É, inclusive, uma solução voltada para o paisagismo.
O objetivo principal, em qualquer caso, é formar uma camada vegetal consistente e com uma bela aparência.
Quais são os seus benefícios?
Uma das maiores vantagens dessa técnica é a agilidade. Com máxima eficiência, é possível cobrir áreas amplas em pouco tempo. Isso favorece a produtividade e permite um melhor aproveitamento dos recursos. Como demanda menos tempo nessa etapa, demora menos para apresentar os primeiros resultados.
Os custos também se mostram interessantes. Desde que o local seja preparado corretamente, o valor por metro quadrado pode ser até mais em conta que algumas aplicações de grama ou de plantio tradicional.
Quando é utilizada para a recuperação de encostas, a hidrossemeadura evita processos erosivos, melhora a estabilidade do solo e garante resultados adequados.
Como vimos, a hidrossemeadura é uma técnica importante para a recuperação de encostas e, também, para aplicações de cunho estético. Com muita tecnologia e bons resultados, é repleta de vantagens — desde que seja executada por quem entende do assunto.
Gostou do artigo? Conheça outras novidades como essa, acompanhando a nossa página no Facebook!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende