Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
A grama em tapete é uma possibilidade que chegou ao Brasil há poucas décadas. Essa solução consiste em um produto que é, exatamente, o que diz o nome.
O produto é feito com uma base adequada e com grama já cultivada no topo. As “placas” são distribuídas no local de interesse e, depois, deve haver um cuidado para o desenvolvimento. Assim, são alternativas que substituem bem outras soluções e trazem praticidade.
Para funcionar, entretanto, o produto requer condições específicas do solo. A seguir, veja quais são as qualidades exigidas para o uso da grama em tapete.
Limpeza completa do solo
Para garantir a boa “pega” do produto, é fundamental que o terreno esteja completamente limpo. Primeiramente, significa tirar entulhos, restos de materiais de obras, tocos e pedras.
Além disso, é indispensável retirar outras plantas. As ervas-daninhas devem ser arrancadas e o problema, tratado. No caso de capim, pode ser conveniente usar soluções definitivas para que não ocorra infestação.
Aeração da terra antes da aplicação da grama em tapete
O processo de formação radicular é determinante para que o produto ofereça o resultado ideal. Se as raízes não conseguirem crescer ou se fixar, a morte do tapete verde será inevitável.
Para garantir uma boa qualidade, é fundamental aerar a terra, que deve estar limpa. Isso pode ser feito com enxadas, pás ou máquinas, de modo a remexer até certo nível de profundidade. Com a oxigenação, o desenvolvimento será melhor.
Inclusive, o solo não pode estar muito molhado. Se estiver encharcado, será impossível fazer o posicionamento e garantir os resultados esperados.
Nivelamento do terreno
Depois de lutar contra a compactação, o próximo passo consiste em dar atenção ao nível do solo. Para a grama em tapete ficar adequada, ela precisa ser posicionada corretamente no chão, o que significa que não devem haver volumes extras em qualquer ponto.
O truque é realizar um nivelamento, para deixar a área o mais plana possível. Ao mesmo tempo, isso não pode significar um solo muito unido. Em vez disso, é melhor acertar a altura com a inclusão de terra argilosa e adequada.
Fertilização e adubação completas
Os solos brasileiros são, em sua maioria, ácidos. Isso diminui a disponibilização de componentes para o desenvolvimento, então é algo que deve ser corrigido. A fertilização ajuda a corrigir o grau de acidez e ainda melhora os nutrientes que podem ser absorvidos pela grama em tapete. Além disso, vale a pena realizar a adubação, que torna a terra mais saudável.
Ambos os processos devem ser executados na medida certa — qualquer falta ou excesso é prejudicial ao desenvolvimento. Para não ter dúvidas, o indicado é contratar uma empresa especializada, pois ela poderá definir o jeito certo de lidar com esses processos.
Como vimos, a grama em tapete é um produto conveniente e ideal para quem busca um gramado verde e sem complicações. Para que os resultados sejam positivos, o solo deve ter algumas condições que favorecerão a instalação bem-sucedida da grama. Lembre-se que com o apoio de especialistas, fica mais fácil alcançar o visual esperado.
Está procurando a empresa certa para seu projeto de engenharia? Acesse agora o site da AMP Engenharia!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende