Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
A recuperação de talude é uma etapa essencial para manter a segurança das estruturas e da vegetação. Quando o solo fica desprotegido e sem vegetação, sofre com diversos fenômenos que podem levar ao deslize de terra, por exemplo. Por outro lado, a vegetação favorece a estabilidade e garante bons resultados de fixação.
O processo é feito de maneira estruturada e segundo alguns passos. Com a aplicação das técnicas corretas, o procedimento tem mais chances de sucesso e ganha efetividade.
Quer descobrir como tudo acontece? Observe as dicas sobre como é realizada a recuperação de talude e entenda quais são os aspectos mais destacados!
A análise do ambiente é o ponto de partida
Por mais que o interesse seja investir na revegetação ou até reflorestamento, cada local tem as próprias exigências. Portanto, tudo começa com uma análise e um reconhecimento sobre as características do ambiente.
Há um estudo sobre a qualidade do solo, a quantidade de chuva e de incidência solar, a topografia do lugar e de outros aspectos. Assim, é possível reconhecer quais são as maiores necessidades e quais são as possibilidades de viabilidade.
Isso é indispensável porque não existe uma solução única, já que uma simples mudança no ângulo de inclinação já provoca eventualmente uma significativa diferença. Como os desníveis estão submetidos a condições distintas, somente a análise coerente pode embasar as posteriores decisões.
A escolha da técnica de recuperação de talude ocorre em seguida
Com base nessas informações, é possível elaborar um plano de ação, que inclui escolher quais são as técnicas ideais. Como o solo costuma estar fragilizado e como a inclinação é um dos principais fatores, o plantio não acontece de maneira tradicional. Em vez disso, outras táticas ganham destaque.
Entre as principais está a hidrossemeadura. Feita com uma mistura de água, sementes e outros fluidos, funciona até em solos pouco férteis. Também garante o plantio adequado de diversos tipos de grama ou capim, os quais ajudam na contenção da estrutura.
Como a técnica é feita com baixo custo, rapidez e grande taxa de sucesso, está entre as possibilidades mais eficientes.
A execução e o monitoramento devem ser especializados
Para que a recuperação de talude seja feita de maneira correta, é fundamental que tudo seja executado corretamente. Inclusive, deve haver um acompanhamento para ter a certeza que tudo funcionou como o esperado.
Nesse sentido, contratar uma empresa especializada é um dos passos mais relevantes. Por meio dessa escolha, garante-se que profissionais cuidarão de todas as etapas e que elas tenham maiores chances de acontecer conforme o esperado.
Um negócio experiente, qualificado e com as melhores soluções é determinante para alcançar o sucesso nesse procedimento. Com a seleção dos profissionais adequados para cada tarefa, as atividades são executadas dentro do previsto e com foco na análise inicial.
A recuperação de talude é fundamental para gerar segurança, proteção ambiental e até um aspecto estético ideal. Para obter os melhores resultados, além de seguir os passos, é essencial com especialistas na área.
E já que esse tipo é tão adequado para tal ambiente, veja como assentar grama em taludes de modo eficiente!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende