Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
Durante o reflorestamento ou mesmo no assentamento de grama, é essencial ter alguns cuidados. Além de escolher as espécies corretas e fazer o assentamento adequado, é indispensável ter atenção extra. Nesse sentido, a importância do adubo se destaca.
Esse produto também pode ser considerado um fertilizante e deve ser aplicado de acordo com as necessidades e indicações para cada espécie. Desse modo, é capaz de gerar muitos benefícios.
Na sequência, confira qual é a importância do adubo para os projetos com plantas e entenda melhor a sua atuação.
O desenvolvimento acelerado das plantas tem forte destaque
Um dos objetivos de qualquer adubo é aumentar a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Eles ajudam a enriquecer o solo e fazem com que as estruturas, desde as sementes na germinação, tenham aquilo de que precisam. Como resultado, o desenvolvimento vegetal é favorecido.
O uso adequado dos produtos fortalece e aprofunda as raízes, melhora a alimentação das plantas e estimula o crescimento das folhas. É como se o produto servisse como um suplemento, o que acelera o desenvolvimento.
Em um projeto paisagístico ou de estabilização do talude, sua aplicação leva a um crescimento mais rápido da grama assentada. Além disso, é preciso esperar menos para que ela fique bem verde.
A proteção contra pragas e doenças ajuda a obter bons resultados
A importância do adubo também reside no fato de ele auxiliar a proteger as plantas contra diversos problemas. Pragas, insetos e doenças são evitados graças ao fortalecimento das estruturas, que ficam menos suscetíveis.
Trata-se de algo de grande relevância para obter sucesso com a cobertura vegetal, por exemplo. Isso melhora o aproveitamento de processos como a correção de pH do solo e hidrossemeadura. Afinal, eles não precisarão ser refeitos, o que representaria gastos extras.
A manutenção do aspecto faz parte da importância do adubo
Não menos relevante, a aplicação do produto é indispensável para manter a aparência sempre em dia. A grama, por exemplo, perde o visual de queimada, ressecada ou mesmo pisoteada. Com o fortalecimento das folhas e das estruturas de alimentação, o resultado é mais interessante.
Na prática, é uma característica essencial para projetos paisagísticos. Como conquistar um bom visual é um dos principais objetivos, a manutenção evita gastos desnecessários ou a perda do aspecto desejado.
A diminuição dos impactos ambientais favorece a sustentabilidade
Um dos pontos relevantes da sustentabilidade é o uso adequado e consciente dos recursos ambientais. Além disso, a recuperação de áreas degradadas é interessante, por reduzir os prejuízos ao ecossistema. A importância do adubo, sobre esse tema, é que ele ajuda em ambos os aspectos.
Graças à aplicação de adubo, como visto, não é preciso repetir certas etapas, o que evita perdas e desperdícios. Para completar, auxilia a cobrir áreas antes desmatadas — como um talude — e reforça o projeto de reflorestamento. Com isso, é um dos ingredientes para alcançar a sustentabilidade.
A importância do adubo tem a ver com a ajuda que ele oferece ao desenvolvimento de estruturas vegetais. Com a escolha correta e a aplicação profissional, é possível aproveitar esse e outros benefícios.
Para acompanhar outras dicas para colocar em prática com o seu negócio, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende