Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
O pH do solo é fator determinante para a saúde das espécies vegetais nele plantadas. Isso porque a medida de acidez ou alcalinidade do terreno está diretamente relacionada à absorção de nutrientes pela vegetação. Assim, corrigir o pH do solo é parte fundamental de se conseguir realizar um plantio eficiente.
Essa correção deve ser feita a partir da análise do terreno, já com a certeza de que a condição do solo não se presta ao plantio desejado. Nesse caso, será preciso alterar as características da área. Que tal conhecer algumas das soluções capazes de viabilizar esse tipo de alteração? Confira!
Corrigir o pH do solo ácido para alcalino
A correção do solo ácido para o alcalino pode ser feita com a utilização de uma base, cuja ação deverá aumentar o valor do pH. O material mais usado nesse tipo de procedimento é a cal, produto que se apresenta de quatro tipos:
- cal agrícola;
- cal hidratada;
- cal granulada;
- cal em pasta.
Há ainda a opção de se corrigir o pH do solo com calcário dolomítico. Esse é mais um composto disponível nas lojas que comercializam produtos de jardinagem, e deve ser usado na proporção de 100 gramas por metro linear de terra. Para o calcário produzir o efeito desejado, ou seja, a correção do pH do solo, é necessário esperar ao menos 60 dias.
Corrigir o pH do solo alcalino para ácido
Os solos alcalinos podem ser corrigidos para ácidos com o emprego de matéria orgânica. Para tal, uma das alternativas é usar compostos, que, conforme forem se decompondo, vão liberar substâncias ácidas no terreno.
Um jeito de corrigir o fator de alcalinidade da área é optar pela adição de enxofre diretamente no solo. Mais uma maneira de conseguir aumentar a acidez para o plantio é acrescentar sulfato de alumínio ao solo. De todas, essa é a providência com resultados mais rápidos, sendo verificáveis praticamente de imediato.
Lembre-se, seja qual for o método escolhido para corrigir o pH do solo, de providenciar a realização de verificações periódicas desse índice. Esse cuidado é muito importante para você conferir o condicionamento ideal para o seu terreno. Assim, conseguir assegurar que a plantação tenha as condições adequadas para se desenvolver. Em todos os casos, se não tiver certeza quanto à alcalinidade indicada para a espécie que vai plantar, mantenha o solo mais neutro do que ácido ou alcalino.
Gostou das dicas? Curta a página da AMP Engenharia no Facebook!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende