Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
Elaborar um projeto paisagístico com grama é uma excelente escolha. Além de oferecer um toque de verde, tem fácil manutenção e ajuda a proteger o solo. Mas, para conseguir os melhores resultados, é fundamental recorrer a uma grama resistente.
Entre as diversas opções do mercado, vale a pena pesquisar aquelas que oferecem essa qualidade extra. Ideais para certos climas e condições de solo, garantem um bom aspecto depois que são plantadas. Para não ter dificuldades na hora de escolher, veja quais são os tipos recomendados de grama resistente e tire as suas dúvidas!
A grama esmeralda é a mais famosa do Brasil
Por responder bem às características do país, a grama esmeralda é a líder de vendas no Brasil. Isso acontece, entre outros motivos, por ter uma proteção diferenciada e que garante os melhores resultados em longo prazo.
Ela fica verde em, praticamente, todas as condições encontradas no território nacional. Sua principal qualidade pode ser apontada em relação à variação de temperatura e, por isso, consegue transitar bem entre as diferentes estações. Se for plantada corretamente, fica bonita durante todo o ano, sem precisar de muitos trabalhos de manutenção.
O tipo batatais também é uma grama resistente
Facilmente encontrada no Brasil, a grama batatais é excelente para ser aplicada em solos secos ou que tenham maior risco de erosão. Com folhas finas e em grande volume, é extremamente resistente ao calor, do qual é, inclusive, muito dependente. Por isso, é indicada para áreas de sol pleno, como no paisagismo de fachadas de empresas e grandes espaços públicos.
O melhor é que ela também lida muito bem com o pisoteio e com pragas e doenças. Desde que seja podada com regularidade, oferece um resultado muito bonito.
A grama São Carlos reúne ótimas características
Ao falar em grama resistente, não dá para não citar a São Carlos. Ela tem folhas largas e pequenas, o que facilita a poda e a manutenção, em geral. Em relação à proteção, resiste bem às doenças e ervas daninhas, além de se adaptar à meia sombra.
Embora fique bem no sol, também se conserva verde em locais com alta umidade ou temperaturas menores. A única questão é que exige bastante água, então precisa de uma irrigação mais frequente que as outras.
A grama bermudas tem características interessantes
Com folhas baixas e relativamente finas, o tipo bermudas é muito utilizado em campos de futebol, golfe e outras quadras esportivas. Essa qualidade só é possível porque ela é resistente ao pisoteio e capaz de se recuperar velozmente. Com isso, é ideal para a aplicação em áreas com bastante trânsito de pessoas e até de pequenos veículos.
Ela ainda aguenta o sol pleno, além de se adaptar a outras características climáticas. Como aparece em outras subdivisões, pode ser selecionada de acordo com a exigência de cada proposta.
Os diversos tipos de grama resistente oferecem proteção extra em relação a várias condições. Da temperatura ao aspecto do solo, existe ao menos uma boa alternativa para atender ao seu projeto da maneira ideal. Então, vale a pena considerar as opções listadas no texto.
Depois do plantio, vem a ansiedade para ver o resultado com a melhor aparência. Por isso, veja quanto tempo a grama demora até ficar verde e acompanhe o desenvolvimento da melhor maneira!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende