Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
A elaboração de um projeto de drenagem se faz necessária quando existe um fluxo de água capaz de afetar o solo.
Esse processo pode ser feito de maneira superficial ou profunda e inclui recursos que favoreçam o escoamento e a eliminação do líquido de forma completa.
Quando a drenagem de água é realizada corretamente, ela oferece benefícios importantes. Inclusive, são eles que justificam a necessidade de contratação do serviço.
No texto que verá, aproveite para descobrir quais são os principais pontos positivos de um projeto de drenagem e entenda as suas características positivas.
A estabilidade e a segurança do solo são mantidas
Com o grande acúmulo de água em seu interior, o solo perde suas qualidades de estabilidade.
Por causa das pressões exercidas, há o risco de ocorrerem deslocamentos diversos. Inclusive, isso pode prejudicar a estrutura de construções ou levar à erosão de taludes.
As obras de drenagem de água atuam, justamente, para evitar esses problemas. Com a retirada da água e a resolução da causa do quadro, o solo consegue manter a sua estrutura, o que previne todo tipo de imprevisto.
O projeto de drenagem protege o paisagismo
A presença do excesso de água no solo também pode causar impactos negativos em outros sentidos.
O paisagismo, por exemplo, fica comprometido porque as raízes podem apodrecer. Ainda há o risco de ocorrer uma “lavagem” dos nutrientes mediante o escoamento, o que faz com que as plantas não tenham o desenvolvimento adequado.
Em outros casos, enchentes prejudicam o aspecto.
Portanto, um bom projeto de drenagem é essencial para manter o visual sempre interessante. A estética paisagística é completamente protegida e tem as condições certas para oferecer bons resultados.
Os problemas com a segurança são contornados pela drenagem de água
Como dissemos, a presença de água no solo pode causar instabilidade e levar a movimentos que prejudicam estruturas e fundações. Esse é um quadro silencioso e, como tal, pode passar despercebido em certas situações.
O grande problema é que tal questão coloca em risco a manutenção de estruturas e até o seu uso por parte das pessoas.
Um bom projeto de drenagem ajuda a mitigar e até eliminar esses riscos. Afinal, o solo estará totalmente protegido e manterá as características previstas em sua utilização. Como consequência, há menos riscos de ocorrerem acidentes ou perdas.
A execução de projeto oferece um bom retorno sobre o investimento
Inclusive, recorrer a um projeto de drenagem é uma forma de economizar dinheiro por meio do retorno sobre investimento (ROI).
O motivo é simples: com essa realização, é possível evitar diversos problemas e perdas, como quedas de estruturas ou comprometimento de taludes. Principalmente, essas situações geram gastos imprevistos.
A contratação do projeto, por sua vez, é planejada e ocorre dentro do orçamento previsto. Com o apoio de uma empresa especializada, garante-se que tudo aconteça conforme o esperado. Principalmente, é um jeito de evitar os prejuízos decorrentes de acidentes.
Um bom projeto de drenagem é essencial para reforçar a segurança, a confiabilidade e até a economia quanto aos custos. Para ter uma execução correta da drenagem de água, o ideal é contratar uma empresa com time capacitado.
Considerando que há dois tipos disponíveis, veja quais são as diferenças entre drenagem de água superficial e profunda!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende