Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
As árvores são maravilhosos exemplares da natureza e necessárias para a manutenção do oxigênio no planeta. Porém, dependendo da situação, podem acabar causando acidentes graves.
Nesses casos, a remoção de árvores ou a poda de árvores se torna uma ação preventiva e autorizada por lei. Mas o corte deve ser feito em casos realmente necessários.
De qualquer forma, o procedimento deve ser realizado de maneira correta, respeitando a natureza e a legislação e sem oferecer risco a ninguém. Por isso, as empresas especializadas são a melhor opção para conduzir a remoção ou o corte de uma árvore.
Confira agora em quais casos a remoção de árvores é realmente necessária!
A poda de árvores pode ser uma intervenção preventiva
Quando árvores encobrem placas de sinalização, acidentes automobilísticos com vítimas fatais podem acontecer a qualquer momento. Se as árvores impedem a passagem em estradas, ou quando entram em contato com cercas e fios elétricos, também devem ser podadas ou cortadas.
No caso de entrelaçamento com a fiação elétrica em via pública, a empresa ou a concessionária de energia deve providenciar o rebaixamento da copa da árvore.
Caso isso ocorra em um terreno privado, o proprietário particular pode ser responsável pelo corte, porém, somente depois de emitida uma autorização municipal específica.
O corte de árvores doentes ou apodrecidas é necessário em caso de risco
Quando as espécies são muito antigas ou estão sendo atacadas por pragas, podem ficar com as raízes enfraquecidas. O mesmo acontece quando o tronco está bastante apodrecido.
Nesses casos, quedas são possíveis, e podem danificar estruturas e veículos ou colocar a vida de pessoas em risco. Por isso, a remoção de árvores comprometidas ou o seu corte pode ser realmente necessária.
A remoção em obras só pode ser feita com autorização municipal
Muitas construções de empreendimentos imobiliários ou reformas preveem a remoção de árvores. Porém, para que as espécies sejam removidas, deve haver autorização das autoridades locais.
Em geral, o projeto deve identificar exatamente quais as árvores serão atingidas. Pode haver a exigência de algum tipo de compensação ambiental, a exemplo do plantio de mudas nativas.
A remoção de árvores que obstruem calçadas pode ser feita com autorização
A legislação brasileira também autoriza a remoção de árvores em alguns casos quando não existe risco iminente e mais grave. Exemplos ocorrem quando as árvores estão obstruindo calçadas ou terrenos.
Porém, nesses casos, é preciso pedir autorização às autoridades; em geral, às prefeituras.
Verifique junto à prefeitura da sua cidade quais são as regras sobre poda, corte e remoção de árvores. Somente quando o município não conta com pessoal técnico e legal para tratar do assunto, o pedido é feito ao governo estadual.
Agora você sabe os casos em que é necessário remover árvores. Somente em algumas situações, a remoção de árvores é autorizada. É fundamental conferir junto à prefeitura da sua cidade a legislação sobre o assunto.
O procedimento deve ser feito da maneira correta por uma empresa especializada, seja corte, seja poda. Lembre-se que cortar ou remover uma árvore sem autorização pode gerar multas pesadas.
Esse artigo sobre remoção e corte de árvores foi útil para você? Aprofunde-se sobre o assunto: veja agora como podar árvores!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende