Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
A presença de água no solo é indesejável quando causa algum tipo de risco ou dificuldade em relação à segurança e à estrutura. Nesse sentido, é preciso selecionar corretamente a solução e, entre as possibilidades, há a rede de drenagem artificial e a versão natural, em contraponto.
Os tipos de drenagem também dependem do posicionamento da água e, por isso, devem ser escolhidos com critério. Além disso, ter os cuidados necessários favorece o uso correto.
Por isso, veja quais são as diferenças entre a rede de drenagem artificial e a rede de drenagem natural e entenda melhor as alternativas.
Como são as redes de drenagem natural?
Uma rede de drenagem natural é criada sem que haja a necessidade de interferência humana. Os rios e os riachos formam uma espécie de estrutura de drenagem de córregos e mananciais.
Além disso, a erosão de certas partes do solo pode criar valas naturais, que ajudam a conduzir a água.
E a drenagem artificial?
Já uma rede de drenagem artificial é aquela executada de maneira planejada, com interferência humana, com foco no escoamento de modo a atender certos objetivos.
Para isso, é possível utilizar diversos recursos, como a criação de galerias, o uso de tubos e conexões, a instalação de calhas e assim por diante.
A criação dessa rede depende das características do solo e das necessidades construtivas de cada projeto. Assim, é possível garantir que as águas não causem problemas estruturais e de segurança.
Como escolher entre os tipos de drenagem?
Entre essas duas modalidades de sistema de drenagem, a versão artificial deve ser a sua escolha para a execução em projetos diversos. Afinal, depender apenas da drenagem natural não é indicado, já que os caminhos encontrados pela água podem não ser seguros ou eficientes o bastante.
Além disso, ao pensar nos tipos de drenagem, vale saber que há dois modelos distintos: a versão superficial e a profunda. No primeiro caso, a água se localiza mais próxima das camadas acima e pode ser vista com maior facilidade.
Já a drenagem profunda inclui o escoamento de águas subterrâneas e que podem comprometer a estabilidade da estrutura do solo.
Inclusive, os tipos de drenagem podem ser realizados em conjunto. Tudo depende das condições do ambiente e é preciso considerar quais características são mais adequadas para atender às necessidades do projeto.
A AMP Engenharia pode ajudar nesse sentido, já que conta com especialistas que determinam o melhor curso de ação.
Qual é a importância da manutenção do sistema de drenagem?
Tão importante quanto implementar uma rede de drenagem é garantir que ela funcione corretamente. Então, tanto a rede de drenagem artificial quanto aquela de drenagem natural devem passar por manutenções periódicas.
Essa etapa envolve avaliar o funcionamento de todo o sistema e realizar a limpeza ou o desentupimento, quando necessário. Se for o caso, ainda envolve a substituição de componentes (como calhas, tubos e manilhas), bem como a expansão de atuação da rede.
A AMP Engenharia também pode ajudar com essa tarefa. Com o apoio de uma equipe completa, é possível manter o sistema de drenagem em pleno funcionamento e com máxima eficiência.
A rede de drenagem artificial e a opção de drenagem natural guardam diferenças importantes. Além de escolher corretamente o tipo a ser adotado, é essencial caprichar na manutenção para obter bons resultados.
Conhece alguém que também quer saber mais sobre essas soluções? Compartilhe o post nas suas redes sociais e marque os contatos!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende