Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
Um bom projeto de arborização é capaz de adicionar um toque verde a espaços diversos e dar outra cara aos ambientes. Nesse caso, é possível conquistar um visual mais bonito, melhorar a qualidade do ar, reduzir a temperatura local e até recuperar áreas degradadas.
Para que todo o processo seja feito da melhor maneira, entretanto, é preciso usar as espécies adequadas para cada situação. Sendo assim, o melhor é conhecer os tipos de plantas que podem ser incorporados a esse processo.
A seguir, veja quais são as espécies ideais para essa tarefa e entenda o que cada um pode oferecer!
O ipê é uma das árvores mais famosas para o paisagismo
Ao pensar em árvores nativas de grande popularidade, o ipê se destaca entre os tipos de plantas com flores. Apesar de ser considerado de médio porte, tem um visual exuberante, com pétalas coloridas em amarelo, branco ou roxo, na maior parte dos casos.
Por ter uma boa capacidade de adaptação, pode ser plantado em praticamente qualquer parte do país, garantindo bons resultados ao projeto.
O jacarandá se destaca entre os tipos de plantas floridas
Por falar em alternativas com flores coloridas e visual de destaque, o jacarandá também merece atenção. Assim como o ipê, corresponde a uma família de árvores semelhantes, com características que podem impressionar e compor os ambientes de maneira completa.
Ele costuma ter pequenas flores roxas e suas folhas se vão durante o inverno. É uma boa opção para criar um teto verde em áreas de passagem, mas sem deixar o local totalmente isolado, já que tem uma copa relativamente aberta. Com isso, favorece o visual ao cumprir seu objetivo de arborização.
O oiti é uma escolha com boa sombra e visual interessante para a arborização
A árvore nativa oiti pode passar por uma semeadura simples e eficiente, o que acelera os resultados do projeto de paisagismo. Trata-se de uma excelente escolha para garantir um toque verde na medida certa, mas sem ter uma copa muito pesada.
Um dos destaques dessa espécie é que ela tem um tronco longo, folhas e galhos concentrados na parte de cima. Isso faz com que ela produza muita sombra, mas sem exigir tanta manutenção. Além disso, é ótima para atrair animais.
O pau-fava pode passar por semeadura no processo
Outra boa opção para realizar arborização com semeadura é a árvore pau-fava. Trata-se de uma alternativa bem interessante nas ruas brasileiras, com as folhas compridas e as flores amarelas de dezembro a abril.
Essa é uma espécie com frutos não comestíveis e com uma copa bastante densa. Com isso, oferece um nível elevado de sombra e costuma atrair diversas aves, em busca de abrigo. Com isso, ajuda a causar um impacto positivo que se propaga para a fauna.
Um bom projeto de arborização envolve diferentes tipos de plantas e técnicas, como a semeadura. Com o apoio de uma empresa de paisagismo, é possível consolidar os melhores resultados e ter um belo toque verde no local.
Se quiser conferir atualizações e novidades, assine nossa newsletter e não perca nada!
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende