Data de Publicação: 11/06/2021
Escrito por: Aline Barros
A grama não fica totalmente verde assim que é plantada. Especialmente quando é utilizado um método de semeadura, é preciso esperar algum tempo até que as estruturas se consolidem e as folhas cresçam com o tom desejado.
Em média, é necessário aguardar cerca de 4 semanas até que os primeiros resultados apareçam. Normalmente, o aspecto final é obtido no encerramento do segundo mês. No entanto, tudo pode variar, de acordo com algumas características.
A seguir, veja quais são os fatores que podem influenciar — positivamente ou não — o tempo até a grama ficar verde.
O tipo escolhido tem grande influência nos resultados
Já que os tipos de grama têm qualidades variadas, essa cobertura verde tem taxa de crescimento diferente. Há espécies que crescem muito rápido e logo formam uma camada espessa de vegetação. Outras têm uma taxa menor, mas também exigem menos manutenção.
A pesquisa de cada tipo é interessante para conhecer quais são as opções mais indicadas para cada uso e ambiente. Desse modo, é possível obter máxima eficiência no crescimento e, portanto, na conquista do visual verdinho.
As condições ambientais interferem no aspecto da grama
Outro elemento que tem grande impacto é o conjunto de características ambientais do local de semeadura. Pense, por exemplo, em uma grama que se dá bem com sol pleno e precisa dele para sobreviver. Se ela for plantada no inverno, mesmo que tenha a luminosidade, não vai receber tanto calor. Com isso, demorará mais tempo que se fosse semeada no verão.
Isso exige, portanto, a escolha da melhor alternativa ao cruzar o local de aplicação, o período do ano e as condições normais. Se exigir um resultado rápido no frio, as mais adaptadas a essa condição são as indicadas.
Os cuidados destinados à área ajudam a definir o tempo
Além de tudo, a manutenção da grama também influência o período que demora até que fique verde. Algumas são mais sensíveis e precisam de atenção especial contra ervas daninhas ou falta de nutrientes. Já outras não demandam mais que regras diárias até que as folhas verdes apareçam.
Novamente, é essencial considerar as possibilidades e o que é viável, dentro da proposta e do espaço a ser plantado. No reflorestamento, por exemplo, os cuidados são diferentes do uso no paisagismo. Então, tais pontos têm que ser avaliados.
A aplicação de qualidade tem grande impacto
Não menos importante, as gramas têm resultados distintos, de acordo com a forma de aplicação. Se tudo for feito com qualidade, como no caso da hidrossemeadura, é possível reduzir falhas e perdas, o que aumenta a eficiência para conseguir um resultado verde.
Além da técnica de plantio, é preciso optar por sementes de qualidade e uma boa empresa. Com essas preocupações atendidas da forma adequada, o tempo para chegar ao aspecto desejado também é reduzido.
Como vimos, O tempo até que a grama fique verde depende de algumas características e escolhas. Com as decisões ideais para cada caso, o período fica menor e é possível logo aproveitar os resultados.
E já que a técnica de plantio faz a diferença, aproveite e conheça qual é o uso da hidrossemeadura.
Sobre o autor
Confira mais imagem:
Outras publicações
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Niterói
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Campos dos Goytacazes
- Petrópolis
- Volta Redonda
- Magé
- Itaboraí
- Mesquita
- Nova Friburgo
- Barra Mansa
- Macaé
- Cabo Frio
- Nilópolis
- Teresópolis
- Resende