Entre em contato com um de nossos especialistas!

Corte de árvores – a autorização é realmente necessária?

Data de Publicação: 11/06/2021

Escrito por: Aline Barros

As leis de corte de árvores sempre foram questões que levantaram dúvidas na sua permissividade. Sendo que cada estado e município têm as suas próprias regras quanto a necessidade da autorização para cortar árvore.

Muitas pessoas não sabem da necessidade de obter uma autorização para a realização de corte de árvores, conforme as leis previstas pela Secretaria de Meio Ambiente, que prevê uma permissão antes de cortar árvores grandes, ou cortar árvore da calçada que possa atrapalhar o trânsito de pedestres, ou que atinja os fios de energia.

Existe empresa de corte de árvores que divulga seus serviços, dizendo que não necessita de autorização da Prefeitura ou da Secretaria de Meio Ambiente. Ao contratar o corte de árvores é importante que o interessado fique atento, pois a autorização se faz obrigatória em alguns estados e cidades brasileiras.

O corte de árvores deve ser executado por uma empresa de corte de árvores autorizada e que atue em conformidade com as leis ambientais, promovendo um trabalho que preza pela sustentabilidade ambiental.

Vale ressaltar que todas as normativas e boas práticas para o corte de árvores, estão descritas no Manual Técnico de Podas de árvores, criado pelas Secretarias do Verde e Meio Ambiente, juntamente com as Subprefeituras e devem ser seguidas pela empresa de corte de árvores.

A ação de corte de árvores é uma atividade necessária para obter um melhor desenvolvimento da arborização, bem como, oferecer a forma adequada para que esta cresça corretamente, por isso, deve ser executado por uma empresa de corte de árvores especializada. 

Ao cortar árvore da maneira adequada é possível notar a sua harmonização e desenvolvimento bem-sucedido, sendo indispensável o acompanhamento de uma técnico para uma avaliação antes da execução do corte de árvores.

Saber escolher uma empresa de corte de árvores de confiança também é fundamental para a correta realização do corte de árvores em propriedade privada ou árvores urbanas.

 

CORTE DE ÁRVORES – O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS LEIS APLICADA A ESSA ATIVIDADE?

Na Capital de São Paulo, a Prefeitura flexibilizou as regras de poda e corte de árvores, conforme a nova lei 17.267 agora é permitido o corte de árvores ou remoção de árvores que estão impossibilitando a circulação de pedestres em calçadas.

Cortar árvore da calçada também é autorizado no caso de espécies cujo porte é considerado incompatível, ou seja, é permitido cortar árvores grandes na capital paulista.

Conforme a nova regra sancionada em dezembro de 2019, o corte de árvores em propriedade privada ou pública, fica a cargo da autorização, por escrito, do subprefeito da região e deve ser executado por uma empresa de corte de árvores especializada.

O responsável pela vegetação deve contratar uma empresa de corte de árvores, de competência, que se encarrega de delegar a um profissional engenheiro ambiental a tarefa de autorizar e fiscalizar o corte de árvores.

A lei foi sancionada com o intuito de realizar o corte de árvores de maneira rápida e adequada, reduzindo toda a burocracia administrativa, que envolve uma série de documentos para o corte de árvores em propriedade privada ou cortar árvore da calçada.

Na capital paulista, aquele que descumprir a legislação, do corte de árvores, estará sujeito a multa de oitocentos e quinze reais, por muda ou arborização podada em desacordo com as leis vigentes.

Vale lembrar que esses são exemplos, de regras aplicadas para o corte de árvores, em São Paulo, Capital. Antes de contratar os serviços de uma empresa de corte de árvores é preciso se informar na Subprefeitura da sua cidade.

Ainda na cidade de São Paulo, o corte de árvores só é autorizado segundo critérios específicos em que a solicitação para cortar árvore pode ser indeferida, no caso em que a justificativa não contempla a legislação:

  • Por queda de folhas;
  • Entupimento de calhas ou lajes;
  • Visualização de paisagem ou imóvel;
  • Sombreamento;
  •  Corte de árvores com presença de insetos ou fauna;
  • Proporções da árvore;
  • Interferência na transmissão de dados sem fios.

A empresa de corte de árvores deve está ciente das leis vigentes em cada estado, cidade e município para o corte de árvore em propriedade privada, cortar árvores grandes ou cortar árvore da calçada de forma correta e em cumprimento com as normas estabelecidas.

SAIBA COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE CORTE DE ÁRVORES DE CONFIANÇA

Se uma empresa de corte de árvores alega que presta serviços sem a necessidade de autorização para cortar árvore, desconfie dela. A obrigatoriedade da autorização para o corte de árvores é definida pelas Secretaria do Verde e Meio Ambiente e das Subprefeituras, que devem ser consultadas antes de fechar contrato.

Caso você necessite do corte de árvores em propriedade privada ou pública é recomendado entrar em contato com a subprefeitura da sua região, que apresentará todo o planejamento para cortar árvores grandes ou cortar árvore da calçada de maneira correta e no cumprimento das leis.

Uma empresa de corte de árvores deve contar com profissionais experientes e competentes para o corte de árvores de forma adequada e sustentável, como a Amp engenharia civil e ambiental.

CONTRATE A AMP COMO REFERÊNCIA DE EMPRESA DE CORTE DE ÁRVORES

Estando há mais de 17 anos atuando no mercado a AMP é uma empresa de corte de árvores de grande referência no mercado nacional, não apenas pela competência de seus profissionais especializados em corte de árvores de qualquer porte, como também pela sua dedicação em trabalhar para sustentabilidade ambiental.

Como empresa de corte de árvores, está em busca de inovação e prioriza a qualidade de seus produtos e serviços, como cortar árvores grandes ou cortar árvore em propriedades públicas e privadas, sempre acompanhando as técnicas mais atuais do setor.

O corte de árvores em propriedade privada, por exemplo, segue todas as regras vigentes.

Para garantir a satisfação de seus clientes, a Amp trabalha em parceria com eles, dessa forma o serviço de corte de árvores pode ser executado por técnicos qualificados, empregando as melhores soluções e satisfazendo as expectativas e necessidades do contratante.

O corte de árvores realizado pela equipa da Amp é executado com qualidade e segurança, oferecendo a melhor relação custo-benefício de todo o Brasil para projetos que envolvam o corte de árvores.

Não perca mais tempo e solicite um orçamento para o corte de árvores com a Amp!

Corte de árvores de acordo com as regras ambientais a Amp é especialista.


Sobre o autor

Profissional sênior no setor Administrativo, com mais de 10 anos de experiência profissional no ramo de Engenharia Civil e Paisagismo, possui desenvoltura na controladoria dos contratos, gerenciamento de carteiras de clientes, liderança de equipes administrativas, prospecção de novos negócios e parcerias e apoio ao setor de criação e marketing. Além do planejamento anual de budget e CRM.

Profissional habilitada na área ambiental, como gestora. Desempenha papel importante no apoio ao setor de Meio Ambiente, habituada com desenvolvimento e implantação de procedimentos de Compensação e manejos Ambientais.

Redes Sociais:

Confira mais imagem:

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende